data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Com o intuito de reunir artistas em espaços públicos, a primeira edição do Circuito Busking ocorreu neste domingo, no Largo da Locomotiva, em Santa Maria. Quem se planejou ou até mesmo quem chegou por acaso e se deparou com as apresentações curtiu o dia ensolarado ao som da música.
Sol e calor levam santa-marienses para campus da UFSM no primeiro final de semana de reabertura
As primas, Samantha e Diadorim Reis, 18 e 17 anos, foram para o local já com a expectativa pelo evento. Elas acreditam ser necessário incentivar e apoiar artistas locais.
- Os músicos daqui são muito bons. Viemos tomar um chimarrão e aproveitar a cultura de Santa Maria - conta Diadorim.
Um dos músicos e organizador do Circuito Busking é Tainan Guazina. Ele propôs aos companheiros músicos de rua uma ideia despretensiosa de reunir-se em algum local público. Melhor que esperado, o evento pode se repetir em outros lugares semanalmente.
- É uma ideia coletiva, tocar além do Calçadão. Juntamos todos e pensamos em atrair gente para cá. Construímos e estamos juntos - celebra.
Quem quisesse poderia contribuir com qualquer doação na hora. É possível acompanhar o trabalho do coletivo Busking de músicos urbanos no Instagram. No inglês, "busker" é o artista que perfoma sua apresentação em espaços de rua.